A lesão celular ocorre quando um estimulo nocivo for mais intenso ou mais prolongado, e excede a capacidade adaptativa da célula.
Esta lesão pode ser reversível ou irreversível.
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estimulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém- se viva, recuperando-se quando o estimulo nocivo é retirado ou cessa. As lesões celulares reversíveis podem levar a inchação da celular (edema celular),que ocorre quando a célula é incapaz de manter o seu equilíbrio iônico,ocorrendo entrada de acumulo de sódio e água na célula. Ou ao acumulo de gordura (esteatose), que ocorre por hipoxia, agressão por toxinas ou alterações metabólicas. Nesse caso formam-se vacúolos pequenos ou grandes de gorduras no citoplasma, que podem deslocar o núcleo para a periferia da célula. Ocorre principalmente nos hepatócitos e células miocárdicas.
A lesão celular irreversível é quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular. Pode ser por um de dois mecanismos: Necrose (Pode-se definir necrose como as alterações morfológicas que acontecem após a morte celular em um tecido vivo, devido à ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal. A necrose é o correspondente macroscópico e histológico da morte celular causada por uma lesão exógena irreversível. Assim que a célula morre, ela ainda não é necrótica, pois esse é um processo progressivo de degeneração. As células necróticas não conseguem manter a integridade da membrana plasmática, extravasando seu conteúdo e podendo causar inflamação no tecido adjacente.).A apoptose (é a via de morte celular programada e controlada intracelularmente através da ativação de enzimas que degradam o DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas. A membrana celular permanece intacta (o que difere bastante das situações de necrose), com alteração estrutural para que a célula seja reconhecida como um alvo fagocitário. A célula é eliminada rapidamente, de maneira a não dar tempo de o seu conteúdo extravasar, causando uma reação inflamatória que poderia assemelhar-se à necrose tecidual).
Fontes:www.pathology.com.br/metodos/mecanismos_lesão_celular.
www.digimed.ufc.br/ /Necrose_e_Apoptose
Nenhum comentário:
Postar um comentário