sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LEUCOPENIA

Ver imagem em tamanho grandeA leucopenia é uma diminuição na quantidade de leucócitos circulantes no sangue. A principal função dos leucócitos é combater infecções, então a diminuição da sua quantidade na leucopenia pode colocar a pessoa sob risco mais elevado de doenças infecciosas.
Alguns medicamentos podem levar à leucopenia (antiarrítmicos, antibióticos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos e cortisona), assim como substâncias usadas no tratamento do diabetes e na doença da tireóide, alguns diuréticos (hidroclorotiazida, por exemplo) e tranqüilizantes. A quantidade diminuída de leucócitos podem estar associada a quimioterapia, radioterapia, leucemia quando as células malignas sobrecarregam a medula óssea, mielofibrose e anemia aplástica.
 O indivíduo passa a apresentar leucopenia, segundo a biologia, quando apresenta menos de 4500 leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Em infecções bacterianas graves pode haver aumento de glóbulos brancos ou leucocitose.Leucopenia não é uma doença, que causa sintomas. É apenas uma diminuição do número de leucócitos no sangue, e isso pode ter muitas causas. Pode ser algo simples e banal, como uma virose, ou algo mais sério como uma diminuição da produção ou destruição desses elementos por vários motivos.
Fonte: Copacabana runners/IDEALDICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário