quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Espondilite Anquilosante

                   A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação que afeta os tecidos conectivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões. Embora não exista cura para a doença, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas - dor e inflamação, estacionar a progressão da doença, manter a mobilidade das articulações acometidas e manter uma postura adequada.
                   O fato de ser uma doença inflamatória, por vezes febril, induz à suposição de uma causa infecciosa. Argumentos favoráveis a suspeita:


1. Presença de Klebsiella pneumoniae em fezes de pacientes com Espondilite Anquilosante

2. Sorologia positiva para Klebsiella, Salmonella e Shiguella em soro de paciente com Espondilite Anquilosante
3. Presença de sacroileíte e espondilite pós-infecções intestinais

4. Seqüência de aminoácidos de enterobactéias idênticas a seqüência do HLA-BR27

                  Possui relação com HLA-B27 e a prevalência destacada em jovens do sexo masculino, leva a inclusão dos hormônios sexuais como participantes da etiopatogênese. Aumento de interleucinas (IL-6, IL-beta), fator de necrose tumoral (TNF-alfa), fator transformador de crescimento beta (TGF-beta) e fator produtor de angiogênese da célula endotelial (EPAF).

                 O principal mecanismo patológico envolvido na Espondilite Anquilosante é o processo de ossificação que ocorre como resultado do processo inflamatório, por causas desconhecidas. Esse processo pode originar-se na membrana sinovial, na cápsula articular e nos locais de união dos tendões aos ossos (enteses).

                  A coluna vertebral é o local preferencialmente atingido pela inflamação e ossificação, porém articulações periféricas também podem ossificar-se.

                  Os processos inflamatórios iniciais ocorrem principalmente nas articulações sacroilíacas da coluna vertebral. A ar
                 Não há cura para a espondilite anquilosante e, embora a doença tenda a ser menos activa conforme a idade avança.

                 O paciente deve estar consciente de que o tratamento deve durar para sempre. O tratamento objectiva o alívio dos sintomas e a melhora da mobilidade da coluna onde a mesma tenha diminuído, permitindo ao paciente ter uma vida social e profissional normal.

                O tratamento engloba o uso de medicamentos, fisioterapia, correcção postural e exercícios, que devem ser adaptado a cada paciente.

Fontes:-Manuel de Espondilite (Anquilosante)/ -remicade/ espondilite aquilosante / -www.pt.wikipedia.org/wiki/Espondilite_anquilosante'/
- Site msd/online




Nenhum comentário:

Postar um comentário